25/05/2010

Existem diversas razões para deixar um emprego estável e trabalhar como freelancer. Desde desfrutar a liberdade profissional a desfrutar a liberdade física. Quando trabalhamos para alguém nós gastamos no mínimo 8 horas em um escritório. E não são horas quaisquer, mas sim das 9hs às 18hs quando todos estão realizando negócios. Quem deseja desfrutar as horas mais importantes do dia investindo sua criatividade para outro negócio crescer?
Por outro lado, existem suas vantagens: rendimento estável, benefícios, trabalhar em sua área de atuação, trabalhar exatamente naquele período e não se preocupar com trabalho quando está em casa.
Se você é do tipo criativo ou empreendedor uma hora não irá se sentir bem trabalhando sob ordens e irá desejar fazer as coisas do seu jeito. Esse é o momento que você deve pensar se deve ou não seguir sua própria carreira.

O Trabalho como empregado

Um dos pontos que ocorre como empregado é que vivemos em constante pressão para produzir mais resultados e ter novas idéias. Você não pode se dar ao luxo de gastar uma hora para ver as redes sociais, ler blogs ou qualquer outro assunto que seja considerado como “perda de tempo” pelo seu chefe. Alias, ele pode a qualquer momento parar atrás da sua mesa e perguntar o que você está fazendo no youtube quando deveria estar produzindo.
Logicamente devemos nos afastar dessas pessoas, pois nossa liberdade e criatividade acabam sendo massacrados por essa atitude. Porém, para ser um freelancer, não poderá perder o foco apenas fazendo isso!
O que acontece quando iniciamos como freelancers
Quando você inicia como freelancer, deve ter noção de que agora você controla seu tempo e espaço. Você não deve estar no trabalho em hora marcada (bem vindas as horas livres!), você não deve estar bem arrumado a todo minuto (bem vindo o chinelo!) e você não deve preparar 3 propostas de design em 30 minutos (bem vinda qualidade de vida!).
Você não se sente mais pressionado a todo momento. Por mais que seu chefe seja tranqüilo, uma hora ou outro ele irá pressionar você. Agora que você é seu próprio chefe, essas pressões vão embora e você se sente mais livre para produzir resultados no momento certo.
É muito fácil agora você descobrir que ler blogs de design não é perda de tempo pois são fontes de inspiração. Buscar tutoriais de photoshop são sempre bem vindos! E o twitter? Forma de se conseguir ligações comerciais. Sim, tudo isso é verdade, mas deve-se ter um limite, caso contrário tudo poderá ser perdido.

1. Ligue o despertador novamente

Não  destrua o despertador

Não destrua o despertador

Quando trabalhamos como empregados, acordamos todos os dias pela manhã no mesmo horário. Quando nós desligamos o despertador e começamos a trabalhar como freelancers e agora está passando por problemas com a produtividade, está na hora de ligar novamente seu despertador.
Quando passar a trabalhar apenas como freelancer, mantenha seu despertador no mesmo horário que você acordava antes. Você irá acordar no mesmo horário e terá seu dia de trabalho normal, porém com a seguinte diferença:
Você não estará nervoso pois tem um ônibus ou um metrô cheio para pegar.
O transporte até o trabalho leva apenas 10 segundos.
Quando você senta no computador começa a trabalhar imediatamente, ao invés de ficar pelo menos 20 minutos pensando na vida boa que poderia ter.
Você passará a amar seus próximos dias!

2. Observe as horas de trabalho regular

Manter horários de trabalho regulares é crucial para organizar seu tempo. Mesmos e você é freelancer, você ainda tem que acordar todos os dias e concluir seus trabalhos. Caso não faça isso, onde vai parar sua carreira? Mantenha horários regulares de trabalho, não necessariamente das 9 às 18 de segunda a sexta. A beleza em ser freelancer é que você pode escolher sua própria agenda, afinal QUANTO é melhor do que QUANDO. Estipule um mínimo de horas diárias que irá trabalhar ou então irá sofrer as conseqüências.
Não engane a você mesmo também. Você passará da meia noite muitas vezes. Você precisará passar uma noite em claro trabalhando ao invés de ir para aquela festa apenas para entregar o projeto dentro do prazo. Mas com o tempo a organização do tempo fará com que essas situações se tornem raras.
A maioria dos freelancers admitem que trabalham muito mais horas por dia do que quando eram funcionários. Acredito que isso seja conseqüência de se amar sua profissão.

3. Vista-se como se estivesse no escritório

Não use  pantufas o dia inteiro

Não use pantufas o dia inteiro

Você montou seu local de trabalho. Comprou uma cafeteira nova. Agora seja profissional! Vista algo que não seja apenas pijama. Sei que roupa do dia a dia é menos confortável, porém vestir roupas sociais torna a sua aparência “de sucesso” mais profissional.
Sente-se apropriadamente na cadeira. Uma postura correta não apenas beneficia a sua saúde como separa “você profissional” de “você pessoal”. Não é porque você agora é seu chefe irá largar o escritório no meio do dia para passear pela praia. Tire alguns minutos de descanso, mas volte ao trabalho.

4. Crie um sistema de recompensa

Recompensas funcionam. Pessoas vão ao extremo para conseguir o que se quer no final, basta ver as situações ridículas que alguns homens passam para agradar as mulheres.
Está iniciando um novo projeto com um prazo apertado? Então estipule uma recompensa como ver aquele último lançamento no cinema para quando você terminar o projeto, e não se engane, vá assistir apenas quando realmente terminar o projeto.

5. Crie um sistema de punição

Penalidades funcionam também. Crie uma pequena lista de penalidades para quando você não fizer seu trabalho de acordo. Não trabalhou naquele site? Aqui está o esfregão para limpar o banheiro! Levou 3 dias para responder um e-mail? Vai lavar a roupa na mão!

6. Priorize sua lista de tarefas

Priorize sua lista de tarefas segundo o prazo de entrega e importância.
Quando sua prioridade estiver estipulada, siga a lista. Não se sente bem para fazer o primeiro item nesse momento? Vá para o segundo. Não se sente bem no segundo? Vá para o terceiro, e assim vai. Se chegar no final da lista e não se sentir confortável fazendo nenhum, talvez você esteja na profissão errada. Ou, talvez você precise de um chefe.

7. Tenha alguém para servir de seu chefe

Você tentou fazer tudo sozinho e não deu certo. Você precisa de um chefe. Se você não consegue fazer com que seu trabalho seja produtivo sozinho consiga alguém para pedir alguns acompanhamentos diários sobre o seu trabalho:
Você concluiu sua lista de afazeres de hoje?
Você fez aquela ligação?
Você enviou aquele orçamento?
Você iniciou aquele novo projeto?
Não? Pegue o esfregão! (item 5)
Este “chefe” pode ser uma pessoa que você conhece e confia. Alguém próximo o suficiente para lhe lembrar que seu trabalho tem que ser feito.

9. Melhore sua alimentação

Alimente-se de acordo

Alimente-se de acordo

Se você trabalha em casa e cozinha sua própria comida, faça uma boa quantidade para que você coma o suficiente. Sim, comer duas ou três vezes a mesma comida pode ser chato, mas faz com que você se alimente de acordo e nas horas certas.
Quando a hora do almoço chega, abrir a geladeira e encontrar a comida pronta é muito melhor do que comer um lanche qualquer e levará apenas meia hora do seu trabalho. Se alimentar bem e nas horas certas faz com que sua mente e corpo estejam preparados para o trabalho.
Deixe os pratos complexos para o fim de semana, onde pode chamar alguns amigos para uma comemoração.
Mantenha-se ocupado e criativo
Quando trabalhamos para alguém é frustante acordar todas as manhãs cheios de idéia e não ter como botá-las em prática. Depois de trabalhar 8 horas, pegar um metrô para casa, tomar banho, cozinhar, comer você está tão cansada (mais mentalmente do que fisicamente) que é quase impossível botar suas idéias em prática.
Nada melhor do que sentar no computador e colocar em prática aquela grande idéia que teve. Agora que você é um freelancer, pode colocar em prática pois você organiza sua própria agenda e pode reservar um tempo para isso. Para se manter criativo, deve-se buscar essa inspiração. Leia revistas, ouça música, exercite-se. Saia de casa, conheça pessoas, vá a lugares. Quando voltar a seu ambiente de trabalho, você se sentirá cheio de novas idéias.
Contando que você não pegue mais trabalhos do que seu tempo, organize sua lista de afazeres e reserve um tempo para atuar nas suas próprias idéias. Caso não faça isso, em breve estará tão cansado quanto se fosse um empregado. Quebre tarefas complexas em pequenas tarefas simples e divida elas pelo dia. Mantenha seu objetivo e entusiasmo sempre!

10. Lembre-se dos velhos tempos

Lembre-se de quando você era um funcionário e as semanas pareciam não passar nunca. Lembre-se que tinha que forçar risadas das piadas do seu chefe! Olhe para trás e sinta-se aliviado, esses tempos passaram! Agora ria de verdade!
Você tem o poder para seguir sua própria carreira e ter sucesso, agora planeje-se e vá ao trabalho!

0 Comments:

Post a Comment



Related Posts with Thumbnails