28/05/2010

10 dicas sobre e-commerce


1. Compre em sites seguros
Um site seguro é aquele que usa tecnologias de ponta para armazenar e transmitir dados pela internet. Entre essas tecnologias está a criptografia, que “embaralha” e codifica os dados que são enviados pela rede, como o número do seu cartão de crédito. Dessa forma, se algum intruso tentar capturar as informações, não conseguirá decifrá-las. Para saber se o site é seguro, verifique se há um “s” depois de "http" na barra de endereços do navegador. Pode ser que você só o veja na página em que você realmente efetiva a compra. Outra maneira é procurar o ícone de cadeado na parte inferior do navegador. Mas, atenção, ele deve estar fechado; um cadeado aberto significa que o site não é seguro. Em alguns navegadores, o cadeado é substituído por um ícone de uma chave: a chave está inteira quando o site é seguro e quebrada ao meio se o site não é seguro.

2. Com um pé no mundo virtual e outro no mundo real
Sites confiáveis de e-commerce devem divulgar seu endereço comercial físico e pelo menos um número de telefone de atendimento ao cliente. Se você não conhece a loja, ligue para esse número antes de fazer a compra e verifique se a empresa é legítima.

3. Pesquise recomendações do site
Compre em sites conhecidos e recomendados. Mesmo assim, vale a pena fazer uma pesquisa na internet a respeito de recomendações e reclamações de outras pessoas que já efetuaram compras no site. Uma pesquisa simples nos mecanismos de busca usando o nome da empresa e palavras-chaves sugestivas e a visita a sites específicos que reúnem reclamações de consumidores são boas práticas que podem poupar futuras dores de cabeça.

4. Confira as políticas do site
Todo site de e-commerce que se preze deve apresentar informações claras e precisas sobre o processo de compra e quais as condições de pagamento, entrega, troca e devolução. Também deve haver uma política de privacidade que defina o que o site pode e deve fazer com as informações que você compartilha com ele.

5. Forneça apenas as informações necessárias
Não responda nenhuma pergunta que não seja essencial para a compra. Limite-se a fornecer as informações nos campos obrigatórios dos formulários.

6. Tente evitar os cookies
Alguns sites de e-commerce costumam gravar pequenos arquivos, os chamados cookies, no seu computador. Eles podem ser necessários para que você navegue pelo site, mas também podem controlar quais sites você visita e fazer com que o comerciante tenha informações sobre seu perfil de navegação. Configure seu navegador para limitar o uso de cookies conforme sua conveniência.

7. Cartão exclusivo para internet
Se você compra muito pela internet, uma boa medida é manter um cartão de crédito exclusivo para as atividades on-line. Com isso, você pode estabelecer um limite de gastos mais baixo que no outro cartão, reduzindo o risco de eventuais fraudes. Também fica mais fácil controlar as compras realizadas e detectar cobranças indevidas.

8. Fique atento às condições de entrega
O site deve deixar claro o prazo e a forma de entrega. Existe custo adicional de frete? O que acontece se o produto chegar danificado? Pode ser devolvido? Verifique tudo antes de fechar a compra.

9. Imprima uma cópia do pedido
Depois de fazer o pedido on-line, você deverá receber um e-mail de confirmação da sua compra com dados sobre os produtos, os valores pagos, forma de pagamento e prazo de entrega. É recomendável imprimir a mensagem e arquivá-la durante o período de garantia dos produtos.

10. Mantenha sua senha a salvo
Sites idôneos de e-commerce exigem que os consumidores criem um perfil com uma senha associada. Nunca revele essa senha a ninguém e mantenha-a em segurança. Crie uma senha diferente das demais que você usa e troque-a com frequência.

Via: Terra Internet Segura

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