21/10/2009

Luciane Aquino
Direto de São Francisco

O Google anunciou nesta quarta-feira, durante o evento Web 2.0 Summit, em São Francisco, nos Estados Unidos, que lançará nas próximas semanas um serviço chamado Social Search. Por isso, estrategicamente, a empresa - assim como a Microsoft - fez um acordo com o Twitter.

A ferramenta do Google incluirá nos resultados de busca de um usuário os conteúdos relacionados gerados pelos seus amigos nas redes sociais de que ele participa. Isso significa que os usuários passarão a informar nos seus perfis do Google quais são as suas redes sociais e também compartilhar os seus catálogos de contatos.

"Estamos muito felizes de anunciar que alcançamos um acordo com o Twitter para incluir suas atualizações nos resultados de nossas pesquisas", disse a vice-presidente para Produtos de Busca e Experiência de Usuário, Marissa Mayer.

A apresentação foi feita às pressas, coincidentemente algumas horas depois do anúncio da parceria entre a Microsoft e o Twitter. O responsável pela divisão de serviços online da Microsoft, Qi Lu, divulgou a parceria com para "turbinar" sua ferramenta de busca Bing.

A demo do Google, improvisada por Marissa, mostrou um esboço de como ficarão as páginas que reunirão os resultados de busca já tradicionalmente apresentados no Google com os conteúdos de usuário.

A integração com o Twitter não foi mostrada. O Bing, nesta manhã, não só mostrou como serão essas páginas como disponibilizou um beta para acesso público: http://www.bing.com/twitter.

Quando o apresentador do evento, John Batelle, anunciou com um certo suspense que Marissa subiria ao palco para "fazer um anúncio", todo mundo intuiu do que se tratava. Quando a executiva do Google disse que se tinha a honra de anunciar um acordo com o Twitter, o público não conteve o riso.

Ao final da apresentação, Batelle voltou ao palco e, ao receber o convidado seguinte, Owen van Natta, do MySpace, disparou: "você também tem um acordo com o Twitter para anunciar?"

O acordo das duas gigantes com o Twitter mostra a sede dos empresários em aproveitar a onda da informação em tempo real na Internet.

A sexta edição da Web 2.0 Summit, que terá continuidade até quinta-feira, reúne cerca de 100 empresários e profissionais do mundo da tecnologia. Debater formas de aprimorar o uso de ferramentas e princípios da Web 2.0 para otimizar os negócios é um dos principais objetivos do encontro.

Redação Terra

0 Comments:

Post a Comment



Related Posts with Thumbnails