14/08/2009

Intel anuncia novo Classmate PC

http://colunistas.ig.com.br/tecnologia/files/2009/06/hawkpeak_trans_lf001.jpg
A Intel anunciou no último sábado uma nova versão de seu portátil projetado para o mercado educacional, o Classmate PC. O “Classmate 2.0″, como é informalmente conhecido, mantém o processador Intel Atom de 1.6 GHz, tela de 1024 x 600 pixels e características de durabilidade, como o teclado resistente à àgua, do modelo atual, mas traz uma mudança que afeta profundamente seu modo de uso: a tela é sensível ao toque, e pode “girar” e se fechar sobre o teclado, transformando-o em um Tablet PC.

Tive a oportunidade de experimentar o novo modelo durante o Intel Editor’s Day 2009, e gostei muito do que vi. Graças a um acelerômetro integrado é possível usar o novo Classmate no modo “tablet” do jeito que você quiser: de pé ou deitado, a tela se reorienta automaticamente assim que ele é virado. A alça emborrachada (na traseira) ajuda a dar apoio quando ele é segurado como um caderno, e tela sensível ao toque é capaz de fazer o chamado “cancelamento de palma”, ou seja, você pode escrever à mão livre com a lateral da mão apoiada na tela, como se estivesse escrevendo em um caderno, sem que o sensor fique louco com isso. Graças a isto, é muito fácil escrever no novo Classmate PC.

O software também recebeu mudanças, com novos programas capazes de tirar proveito da tela de toque. Eles vão de um utilitário para reconhecimento de escrita (que funcionou muito bem e reconheceu meus garranchos) a software de desenho (o ArtRage 2.5) e o incrível Algodoo, que me fez ficar horas brincando: com ele é possível simular experimentos de física no Classmate PC, como nada mais que desenhos à mão livre e formas geométricas básicas.

Vale lembrar que a iniciativa Classmate PC é muito mais que apenas um “netbook para crianças”, embora esta seja, sem dúvida, a parte mais visível do projeto. Há também toda uma estrutura de servidores e software para administração das máquinas, acessórios para sua manutenção e, o mais importante, treinamento dos professores, já que se eles não souberem tirar proveito da tecnologia, ela não servirá para nada.

Os novos Classmate PC chegarão “ao mercado” em outubro deste ano. No Brasil, os modelos atuais são produzidos pela Positivo Informática e CCE, e provavelmente elas produzirão também o novo modelo. E para os que já saíram da escola faz tempo mas se interessam pela máquina, uma boa notícia: a Intel pretende colocá-la no mercado ao alcance do consumidor final. Preço e detalhes ainda não foram definidos.

0 Comments:

Post a Comment



Related Posts with Thumbnails