18/11/2009

O trabalho do fotógrafo francês Jean-Francoise Rauzier, que inaugura este mês em Londres uma exposição intitulada "Hyperphotos", mistura 'sonho e realidade' em composições fotográficas manipuladas digitalmente. Com atenção demasiada aos detalhes, o artista compõe imagens que parecem reais, mas, quando observadas com atenção, surpreendem pelos elementos nada convencionais. Como a imagem de uma praia paradisíaca ao entardecer, que assusta pela areia composta por milhares de relógios despertadores.

As imagens de Rauzier parecem surreais e o artista é muito claro ao reiterar a influência dos sonhos e da imaginação nas suas criações. "Durante longas horas, dias e noites, eu trabalho nas imagens e algumas vezes chego a dormir na frente do computador", afirmou, segundo matéria do jornal britânico The Independent. "Eu trabalho manualmente nas fotos e minha mente viaja dentro da imagem, enquanto a história se elabora sozinha. Tenho tempo para sonhar e construir uma história. Se fosse um processo mais rápido, certamente eu não teria imaginado tantos detalhes. Sou influenciado pelos meus sonhos, como um pintor surrealista", afirmou.

Segundo o Independent, o trabalho do artista consiste em juntar, através do Photoshop, algo entre 600 e 3,5 mil fotografias em close de inúmeros detalhes da imagem representada. A costura entre as imagens é tão precisa e rica em detalhes que quase não é perceptível, mantendo a forma e o foco das imagens nos menores detalhes. A alta definição das imagens, que mantém a mesma qualidade mesmo quando ampliadas mais de 50 metros, também se destaca.

Rauzier, que começou a trabalhar com suas "hiperfotografias" em 2002, quando estava em busca de um novo método criativo para desenvolver seu trabalho, inaugura sua exposição na Galeria Waterhouse & Dodd, em Londres, a partir do próximo dia 25 de novembro. As fotos da mostra também podem ser conferidas online, através do endereço www.modbritart.com.

Redação Terra

0 Comments:

Post a Comment



Related Posts with Thumbnails